sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mont Blanc - France

Final de Abril de 2010: primavera na Europa, fim de todo aquele frio, ótima época para explorar. Essa exploração foi uma das mais ousadas que já fiz pois cruzamos de um país para outro no pouco tempo que temos em nosso pernoite remunerado.

O plano começou ainda em São Paulo. O Léo é um parceiro antigo de explorações e ficamos olhando no Google Maps qual seria a distância entre Arona, norte da Itália (local que hospedamos quando pousamos em Milão) e Chamonix Mont Blanc, na França: 222 km ou 2h e 33min! Não tivemos dúvida, esse seria nosso destino!

Conseguimos mais uma parceira, a Sara, e saímos 5h da manhã, horário local (meia-noite horário de Brasília), com o carrinho Panda, alugado no próprio hotel. Apesar de ainda estar amanhecendo, foi possível admirar a belíssima vista do Vale da Aosta, seus castelos e altas montanhas com neve nos topos. Mas o que mais impressionou na viagem foi o túnel de 12km que atravessamos entre a Itália e a França. Tem um pedágio de 40 euros para passamos literalmente "dentro" dos Alpes.

Chamonix é uma cidade famosa pelos esportes de inverno e seus resorts. Além disso, o pico Mont Blanc, com 4.810m de altitude, é considerado o teto da Europa, o ponto mais alto dos Alpes e o terceiro atrativo natural mais visitado do mundo!

A cidade é muito bonita! Cercada por montanhas nevadas de todos os lados. Chegamos tão cedinho que as ruas ainda estavam vazias e fazia aquele friozinho... Tomamos um chocolate quente com croissant e continuamos o passeio.

Um das principais atrações turísticas de Chamonix é o teleférico até o Aiguille du Midi (3.842 m). Construído em 1955, é o teleférico mais alto do mundo. Lembrei-me das vezes que fiz trekking na Serra da Mantiqueira e demorei umas 5 horas para atingir 2.700m no Pico das Agulhas Negras e em 30min iríamos atingir 3.842m!!!

O teleférico estava lotado de turistas com seus equipamentos de esqui. Éramos os únicos sem botas específicas para neve, mas a sorte que lá em cima tem plataformas de madeira com mirantes para observação panorâmica, além de um restaurante e lojas de souvinirs.

É realmente impressionante! A vista é tirar fôlego e nenhuma palavra é capaz de descrever esse lugar! Ficamos impressionados também com a agilidade dos turistas com seus esquis, algo que não fazemos nem idéia de como funciona, já que vivemos em um país tão tropical...

Nesse ponto do mirante é possível preceber a quantos metros estamos acima da cidade de Chamonix, tão pequenininha lá embaixo.

Esse painel mostra extamente o ponto que eu estava, e o ponto onde fica o Mont Blanc, mil metros acima.

Esse pico mais alto ao fundo é o Mont Blanc, em português seria Monte Branco, nome dado devido a neve que permanece lá o ano todo.

Essa plataforma é impressionante! Quem tem medo de altura não pode nem chegar perto!

O impressionante dessa foto é que não é possível diferenciar o que é nuvem e o que é neve...

Nós três e o Mont Blanc ao fundo! Nem parecia que era uma viagem a trabalho, parecia que estávamos de férias.

Almoçamos por lá e já era hora de pegar a estrada de volta. O GPS facilitou muito nossa vida e o Léo pegou o voltante na volta, super empolgado de por estar dirigindo pela primeira vez na Itália e na França.

Observação pós-passeio: oito meses após esse passeio inesquecível fomos notificados com uma multa de trânsito de quase 200 euros!!! Parece que na Itália não se pode NUNCA passar no sinal amarelo... heheh! Ninguém me disso isso na auto-escola de Varginha! Mesmo assim ficamos no lucro, pois um passeio desses é igual a propaganda do Mastercard, não tem preço!

1. acho um absurdo o pessoal da auto escola de Vga não ter falado nada sobre as regras de trãnsito na Itália! :P
    Prima, amo viver através das suas experiências! ;) Espero que ainda possamos fazer MTAS viagens juntas!