domingo, 14 de dezembro de 2014

Alcalá de Henares


Visitar a cidade natal de escritores famosos é algo muito emociante! Pertinho de Madri, na Espanha, fica a cidade que Miguel de Cervantes nasceu e morou por alguns anos. Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a cidade é famosa também pela sua importante Universidade.

Para chegar em Alcalá é muito fácil e barato. Apenas 6,50 euros e 35 minutos de trem a partir da estação Atocha em Madri. Conheci essa cidadezinha simpática em um frio dia de outono, em dezembro de 2014.

Plaza de Cervantes

Apesar de estar sozinha, estava muito animada para conhecer uma cidade tão importante. Sempre gostei de Cervantes e a história do maluco Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança sempre foi um dos meus clássicos da literatura preferidos.

Comecei o passeio pela Plaza de Cervantes, a principal praça da cidade. Muito grande, arborizada e com a estátua de Cervantes bem no meio.




Fui até o Centro de Informações Turísticas e descobri uma visita guiada pela cidade, que aproveitei para conhecer os mais importantes pontos turísticos.

Ayutamento - Prefeitura
O guia deu muitas explicações sobre a cidade e a universidade. 

Nossa visita começou pela antiga catedral, que foi destruída na Guerra Civil Espanhola e ficou intacto apenas o altar e a torre. 

Torre da antiga catedral

Dentro das ruínas da antiga catedral existe um centro de estudos de Cervantes com muitas histórias sobre sua vida e obra. 

O mais importante é a pia batismal onde ele foi batizado em 1547. 

Pia batismal onde Cervantes foi batizado
Continuando a visita guiada, fomos até um dos edifícios da Universidade: Colegio Mayor de San Idelfonso. O edifício é composto por vários prédios e jardins e a vantagem de ir com o guia é que ele tem a chave para abrir algumas partes restritas aos visitantes individuais.

Fachada da Universidade - esse prédio atualmente funciona a reitoria

Pátio interno da Universidade

A Universidade foi fundada em 1499 por um frade franciscano chamado Cisneros. 


Outro pátio da Universidade
A parte da visita que fiquei mais emocionada foi conhecer a sala onde todos os anos é entregue o Prêmio Cervantes de Literatura em língua espanhola.

Sala de entrega do Prêmio Cevantes de Literatura

Parede com os nomes dos vencedores

Prêmio Cervantes de Literatura em língua espanhola



Todo 23 de abril, desde 1976, os reis espanhóis e o reitor da Universidade entregam o prêmio nessa sala. Na parede externa está pintando os nomes de todos que já venceram: Jorge Guillén, Maria Zambrano, Jorge Luís Borges, Camilo José Cela ente outros.





Outro pátio interno da Universidade


A visita guiada continuou até a Calle Mayor, principal rua da cidade. O guia explicou que a cidade sofreu influências judias, muçulmanas e cristianas, que sempre viveram juntos e pacificamente em Alcalá de Henares.

Calle Mayor
Todas as casas da Calle Mayor possuem dois andares e embaixo são pontos comerciais.

A casa mais importante da rua é a casa natal de Cervantes. Funciona como um museu, que recria os cômodos de uma casa do século XVI. O museu exibe também uma coleção bibliográfica do autor, com edições mais importantes , curiosidades, traduções em diversas línguas e raridades.

Sancho Pança e Dom Quixote em frente a casa natal de Cervantes 
Pátio interno da casa natal de Cervantes
Continuamos o passeio a pé pela cidade e passamos por outros lugares importantes, que infelizmente eu não tive empo de entrar para conhecer: Museu arqueológico, o belíssimo Palácio Laredo, Monastério de San Bernardo, Palácio dos Arcebispos de Toledo.

Museu Arqueológico

Palácio dos Arcebipos de Toledo

Palácio Laredo
Outra personagem histórica importante que também nasceu em Alcalá de Henares é Catarina de Aragão, a primeira esposa do rei inglês Henrique VIII, que fundou o Anglicanismo para poder se divorciar dela e casar mais cinco vezes!

Catarina de Aragão
Terminado o passeio, parei para almoçar rapidamente e tive que sair correndo para estação de trem, de volta a Madri, de volta ao Brasil.

Gastos totais do passeio:
Metrô em Madri: 4 euros
Trem Cercanias para Alcalá: 6,50 euros
Visita guiada pela cidade: 8 euros
Almoço: 7 euros

Total: 25,50 euros, cerca de 90 reais.

2 comentários: