quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Everglades

Para nós brasileiros, Miami é símbolo de compras, praias e badalações. Poucos turistas sabem que a 65 km de Miami está o terceiro maior parque nacional dos EUA, o Parque Nacional de Everglades.

Aproveitei um tempo livre em Miami, em janeiro de 2014, para conhecer uma parte desse enorme parque de 600.000 ha.

Com carro alugado e a animada companhia de minhas colegas Camila, Ediane e Vanessa, em menos de 50 minutos chegamos ao parque, pela entrada Ernest F. Coe.

Somente com a explicação da guia, no Centro de Visitantes, descobrimos a dimensão do parque. O trajeto sugerido de passeio no dia seria de 120 km ida e volta!!! É muito grande e com uma biodiversidade imensa! Meio terra e meio água, o parque é um denso manguezal, um pântano de água doce, que em algumas partes, mistura com a  água salgada da Baía da Flórida.

A primeira parada foi na Anhinga Trail. Anhinga é um pássaro maravilhoso, chamado de Carará em português. A gente vai até lá de carro, estaciona e faz a trilha a pé.

Anhinga ou Carará

A biodiversidade é imensa: peixes, pássaros e principalmente, os jacarés!!!

O Parque Everglades é famoso por seus jacarés e crocodilos pois é o único lugar no mundo que os dois convivem juntos. Crocodilos, jacarés e turistas... todos no mesmo lugar...
Ao longo da nossa trilha eles aparecem, e percebemos que os intrusos lá somos nós... E na hora que eles abrem aquele bocão bem do nosso lado, dá um medinho danado...

O mais próximo que consegui chegar para tirar foto

Abriu a boca, mostrou os dentes...

No fim da trilha, chegamos a um pântano onde podemos ver cerca de nove jacarés/crocodilos juntos.

Quantos jacarés vocês conseguem ver?

Voltamos pro carro e continuamos o passeio. Próxima parada: Pa-hay-okee Overlook. É um mirante, construído através de pontes e passarelas de madeira. O visual é basicamente de "capim serra", tão comum nessa região que até parece um rio de capim. Nós mineiros chamamos de brejo mesmo!

Pa-hay-okee Overlook

De volta ao carro e mais quilômetros depois, chegamos ao Flamingo, ponto de apoio para o passeio de barco.

Fizemos o passeio para o norte, por um labirinto de canais estreitos, cercado de manguezais. É possível fazer passeios de canoa e caiaque também.

Camila, Vanessa, eu e Ediane no barco sobre o canal Buttonwood

O guia vai explicando tudo sobre a fauna e a flora do lugar. São 14 espécies nativas de cobras, peixe-boi, águias, garças e mais de 1000 tipos de plantas.

Comparações à parte, nosso país é muito mais rico em flora e fauna. Temos a Amazônia e o Pantanal e estamos cercados de animais e natureza belíssimos de norte a sul. Estou escrevendo isso porque em 90 minutos de passeio ele ficou mostrando árvores e raízes que temos oportunidade de ver com bastante frequência aqui no Brasil. No final, o passeio ficou um pouco entediante.

Como já dizia Pessoa, " tudo vale a pena se alma não é pequena" e o passeio em Everglades valeu muito a pena.

Depois que o barco atracou, vimos um jacaré gigante nadando nas águas do canal.

E assim, riscamos mais um lugar na lista dos Mil Lugares para conhecer antes de morrer, de Patrícia Schultz.

Depois de tanto contato com a natureza, voltamos os 60km dentro do parque  (Camila dirigindo) e mais 60km até Miami e passamos (rapidinho) no Shopping, porque também merecemos nossas compras baratas!