quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vale do Reno - parte 3

26 de junho de 2011 - Verão na Europa! Ótimo momento para aproveitar os dias longos e as temperaturas altas. Já tinha um plano antes de sair do Brasil: conhecer mais castelos no vale do rio Reno. E a companhia também já estava garantida: a animadíssma Monique é uma parceira antiga!

Ao chegar no aeroporto de Frankfurt, um pequeno imprevisto: nenhum carro disponível para aluguel. Devido ao feriado de Corpus Christi todos já haviam pegos os carros disponíveis. Precisava acionar o plano B: fazer todo o passeio de trem, ficaria mais caro e mais demorado mas eu não poderia desperdiçar um lindo domingo de verão em um quarto de hotel...

Saímos 7 da manhã do hotel em Neu Isemburg, pegamos o trem até Frankfurt e de lá outro até Rüdesheim. Chegamos por volta de 9h, passeamos um pouco pelas lojinhas da cidade e às 10h pegamos um barco até o castelo de Rheinstein.

Dentro do barco fizemos amizade com uma senhora alemã bastante simpática que nos contou que um dia por ano as duas rodovias nas margens do rio Reno ficam interditadas para carros e ficam exclusivas para bicicletas, patins e motos, e era exatamente naquele dia 26/06! Nessa hora eu fiquei muito feliz por não ter dado certo o aluguel do carro, a frustação seria muito maior!

Foi possível avistar o castelo Rheinstein de longe... sua construção foi feita em cima de uma rocha, dando uma impressão que o castelo é continuação da rocha ou a rocha é continuação do castelo... muito interessante.

Descemos do barco, atravessamos a rodovia entre os ciclistas e a placa nos dava boas vindas ao castelo Rheinstein! Como todos os outros castelos, a única maneira de subir até eles é a pé. espiramos fundo e fomos passo a passo, curtindo a vista e o canto dos pássaros.

A entrada no castelo custou 4 euros, mais 1 euro com folheto explicativo contendo mapas, informações turísticas e históricas.

O castelo foi construído no ano 900 e o primeiro morador foi o arcebispo de Mainz,Otto III. É um castelo medieval muito importante pela sua localização estratégica. Durante o período romântico no século 19, pertenceu ao príncipe Frederico da Prússia. Hoje o castelo pertence a família Hecher, é uma propriedade privada aberta ao público.

Parreira de 500 anos de idade e ainda carregada de uvas. Ao fundo, a pequena cidade de Assmanhousen nas margens do Reno.

Depois de uma visita completa em todas as torres e aposentos, fomos até o restaurante do castelo. Essa foto mostra o visual que curtimos enquanto almoçamos: a lateral do castelo, com suas torres e a capela.

Descemos de volta ao píer, pegamos o barco só pra atravessar o Reno e chegamos na pequena cidade de Assmanhousen.

Pegamos o teleférico até o parque no alto da cidade, que liga Assmanhousen a Rüdesheim.

A vista do teleférico é muito bonita: na margem oposta o castelo que estávamos, além da pequena cidade e seus vinhedos.

Após 30 min de caminhada chegamos nesse belíssimo mirante. A Monique tirou fotos panorâmicas que ficaram excelente! O lugar é lindo e o dia estava maravilhoso.

Depois de mais fotos nesse lindo mirante, pegamos outro teleférico para voltar a Rüdesheim. A cidade estava lotada devido ao encontro de motoqueiros. Tínhamos apenas alguns minutos antes de pegar o trem de volta... que pena, era hora de ir embora...