O outono no países de clima temperado é muito diferente do outono em um país tropical como o Brasil. Aqui nem notamos muita diferença... lá, as folhas das árvores tornam-se amarelas, vermelhas e laranjas e caem silenciosamente, formando um maravilhoso tapete de folhas embaixo de cada árvore...
E um belíssimo lugar para desfrutar dessa beleza que a natureza nos proporciona é a Villa Taranto: um dos mais exóticos jardins botânicos da Itália.
A Villa Taranto fica na cidade de Verbania, no norte da Itália, quase fronteira com a Suíça, nas margens do Lago Maggiore.
No parque, de 16 hectares, há 20.000 plantas de valor botânico e 80.000 bulbos de flores. Além de diversas fontes, poços, pontes e riachos...
A grama é tão perfeita que nem parece de verdade! |
Os jardins são verdadeiras obras de arte, que nasceram da paixão por botânica do Capitão Neil McEacharn que começou a cultivar esse jardins em 1931.
Busto do Capitão fundador dos jardins |
Em italiano, a palavras "villa" é usada para designar uma espécie de chácara chique. Um grande terreno com uma bela casa e um belo jardim é uma villa.
Hoje, a grande casa da Villa Taranto funciona como prefeitura da cidade.
Cada época do ano é temporada de alguma flor em especial. Para isso, existe o calendário das floradas. Em abril florescem as tulipas, maio as azaléas, junho as rosas... de julho a outubro tem uma exposição com 300 tipos de dálias, e pudemos apreciar essa maravilha!
Existe um itinerário para percorrer o jardim, pois é tão grande que o turista pode perder-se.
Há também algumas estufas com plantas tropicais, inclusive bananeira e a NOSSA Vitória Régia!
As cores das plantas impressionam! |
Tapete de folhas |
A árvore que achei mais linda! |
Vista para o Lago Maggiore |
Apesar da chuvinha fina no começo do dia, foi um passeio incrível que indico a todos que estiverem em Milão ou nas redondezas. É só pegar o trem em direção a Domodossola e descer na estação Verbania. Lá, é só pegar um ônibus para centro da cidade e parar no ponto em frente ao jardim.
Portão de entrada |
Gastos total do passeio:
Trem a partir de Arona: 6 euros ida e volta
Ônibus da estação ao centro: 4 euros ida e volta
Entrada: 10 euros
Total: 20 euros
Agradeço a companhia da minha colega Tatiane, que foi comigo até Verbania, mesmo sendo nosso plano B (iríamos para Milão...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário