Minhas rotas são determinadas por uma força maior chamada "escala de voo". E essa não segue nenhum tipo padrão ao criar as rotas, às vezes vou a um determinado destino 3 vezes ao mês e depois fico mais de ano sem voltar. Foi exatamente isso que aconteceu com o destino Madri, na Espanha. É um lugar que vou apenas uma ou duas vezes ao ano e não sei o motivo. O importante é que na primeira semana de abril de 2011 eu consegui um voo para Espanha!
Já havia passeado bastante em Madri, além de duas outras cidades ao seu redor: Toledo e Segóvia, portanto precisava de um novo destino para visitar, por isso escolhi Ávila.
Ávila é uma cidade medieval, famosa por ser inteira muralhada. Suas muralhas têm 2,5 Km de extensão e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. A cidade é tombada pelo UNESCO como patrimônio da humanidade.
A melhor maneira de chegar a Ávila é de ônibus, a partir da estação Méndez Alvaro. A viagem dura em torno de duas horas. Consegui companhia de mais três colegas e saímos do hotel tão cedinho que ainda estava escuro.
Chegamos por volta de 10h e fazia muito frio, apesar de já ser início de primavera. Tomamos um chocolate quente com churros que estavam deliciosos.
Essa foi a primeira vista que tivemos de duas das 88 torres.
A melhor maneira de percorrer toda extensão da muralha é esse trenzinho turístico. Um passeio de aproximadamente 40 minutos passando por fora e por dentro das muralhas.
As muralhas são realmente muito impressionante. Inteiramente construída de pedras, desde o século XI, a mando do rei Alfonso VI de Castela, que ordenou repovoar e fortificar a parte antiga da cidade de Ávila. Em alguns pontos, é possível fazer uma caminhada no alto das muralhas, infelizmente não foi possível naquele dia por ser segunda-feira.
Depois do passeio de trenzinho, fizemos uma caminhada de uns 20 minutos, por fora das muralhas, até o mirante "Cuatro postes".
Valeu a pena a caminhada. A partir desse ponto é possível avistar perfeitamente a cidade dentro das muralhas.
Aí está a explicação do mirante ser chamado de "Cuatro postes". É uma cruz coberta por um dossel de quatro postes. O monumento está ligado à vida de Santa Teresa de Ávila, marca a entrada da santa e seu irmão na terra dos mouros.
Depois fizemos uma caminhada pela cidade antiga, na parte interna das muralhas.
Catedral del Salvador de Ávila, considerada a primeira catedral gótica da Espanha. A abóbada da Catedral faz parte das muralhas.
A visita ao interior da catedral é pago, e infelizmente não é possível tirar fotos.
Como nosso tempo em Ávila era curto, foi possível apenas almoçar e já era hora de pegar o ônibus de volta a Madri, o metrô de volta ao hotel e o avião de volta ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário