Ter a oportunidade de ir para Alemanha no mês de junho é como ganhar na loteria! Temperatura agradável, jardins floridos, dias ensolarados, pessoas felizes formam um conjunto perfeito para um belo passeio. Tive a ótima oportunidade de fazer um voo para Frankfurt no último dia 19 e aproveitei para conhecer a cidade universitária Marburg.
Marburg é uma cidade com 800 anos de história. Situada nas margens do rio Lahn, a paisagem da cidade destaca-se pela grande igreja gótica e um imponente castelo no alto da montanha. Dentre seus ilustres moradores estão os irmãos Grimm, que escreveram alguns contos de fadas e Martin Lutero.
O trajeto de Frankfurt a Marburg de trem dura cerca de uma hora. Duas colegas me acompanharam nesse passeio: a Jaqueline e a Eunice. Além da companhia e das boas risadas pude contar com uma tradutora pois a Jaqueline fala alemão e nos ajudou muito ao longo do dia.
Chegamos na estação de Marburg por volta de 09:40 da manhã. No horário brasileiro ainda eram 04:40! O primeiro ponto turístico que visitamos foi a Elisabethkirche, que é a igreja de Elisabeth. Construída e 1235 é uma grande igreja gótica com tripla abside. Os vitrais mostram a vida de Santa Elisabeth e alguns de seus trabalhos realizados na cidade. Santa elizabeth foi uma condessa, Izabel da Hungria, que viveu em Marburg após tornar-se viúva e dedicou sua vida aos doentes, apesar de ter morrido com 24 anos.
Fachada da Elizabethkirche |
Vista da igreja do outro lado da rua |
Vitrais da igreja mostrado cenas da vida de Santa Elisabeth |
Continuamos o passeio em direção a Cidade Histórica Antiga. É possível pegar um elevador pois fica em uma parte mais lata da cidade. Na cidade histórica (parte alta) as ruas são estreitas e a arquitetura do tipo enxaimel domina a paisagem.
Praça do Mercado |
Jaqueline, Eunice e eu |
O ponto principal da cidade é a Praça do Mercado, onde fica o prédio da prefeitura, construído no século XVI.
Prédio da prefeitura com o famoso relógio de 400 anos |
Continuamos a "subida" em direção ao castelo e passamos pela igreja luterana de Santa Maria, a igreja mais antiga de Marburg.
Após várias escadarias chegamos ao Castelo de Landgrave. O castelo foi construído no ano 1.000 como residência dos landgraves. Essa palavra não tem tradução para o português pois era usada para designar um título na Alemanha, uma espécie de duque ou conde, tipo um "dono da terra".
Escadaria para chegar ao castelo |
O castelo também funcionou como forte. Em estilo gótico, com alguns detalhes renascentistas, o prédio é bem grande e repleto de histórias. Ao chegar no alto da colina não sabemos se admiramos a bela arquitetura do castelo ou a paisagem da cidade vista do alto.
Paisagem de Marburg a partir do castelo |
É possível visitar o interior do castelo, a visita custa 4 euros. Na ala leste, funciona o museu da História Cultural, com cinco andares divididos em pré-história, arte sacra, armaduras, folclore e dia-a-dia. Muito interessante.
Na ala norte, fica o Hall do Príncipe, um dos maiores interiores góticos da Alemanha. Hoje o espaço é usado para concertos e eventos.
Hall do Príncipe |
Afresco na capela |
A capela do castelo foi consagrada em 1288. É decorada com afrescos medievais nas paredes, todas recentemente restauradas. O piso original também está preservado.
Quando acabamos a visita ao castelo, todos os sinos da cidade batiam meio-dia. Do alto da cidade, assistimos tudo de camarote!
Descemos de volta a cidade antiga e escolhemos um restaurante cheio de moradores para almoçar. Escolhemos um prato típico do restaurante: Aufläufe, batatas com carne e queijo garatinados, e para beber suco de maça com água com gás. Sem pensar que no horário brasileiro eram ainda 8 da manhã, almoçamos com prazer!
Universidade Philipps |
Descemos até as margns do rio Lahn e admiramos a bela arquitetura da Universidade Philipps. Fundada em 1527 pelo landgrave Phillip, o Magnânimo, é a universidade protestante mais antiga do mundo, com cerca de 22.000 estudantes dos cursos de medicina, ciências naturais e humanas.
A principal ponte sobre o rio Lahn é a Erlenring Kurt-Schumacher, onde os apaixonados trancam cadeados e jogam a chave no rio, como acontece em várias cidades.
Ponte sobre o rio Lahn |
Passeamos pelas margens do rio, onde estudantes curtiam o sol e o calor enquanto liam e conversavam...
Voltamos a estação central de Marburg pelas margens do rio e antes de entrar no trem de volta pra Frankfurt pudemos nos despedir da paisagem dessa bela cidade!
Vista da cidade a partir da estação de trem |